6 Dicas Para Seu Negócio Sobreviver à Quarentena

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A especialista Priscilah Plaça orienta e auxilia na elaboração das estratégias

Coronavírus chegou e com ele, além da preocupação com a saúde, é inevitável pensar na saúde financeira de e . Rapidamente, empreendedores e empresários estão em busca de soluções, ideias e conselhos para manter e também – e talvez o mais importante – readequar a forma de vender. Afinal, não foi só o que mudou. O consumidor também: a forma de pensar, de escolher e de consumir também será alterada.

Para isso, Priscilah Plaça, consultora em vendas das maiores empresas de varejo do Brasil, lista seis pilares que considera fundamental para o momento atual. “Hoje, quem pensa com a cabeça do cliente e na experiência que o negócio propõe está muito à frente, além disso você precisa acreditar no negócio para, assim, conseguirá um melhor resultado”, compartilha Priscilah.

1 – Repense seu produto e serviço

Repense o produto e o serviço que você oferece. É necessário entender que há um novo modelo de vida durante o isolamento e haverá uma nova forma de consumo após a . Elenque quais produtos são os principais, quais os mais vendidos, quais são essenciais. Analise a importância dele para o cliente. Tenha em mente como pode colaborar com o seu consumidor.

É o momento de repensar todos os seus produtos e, talvez, nesse momento, seja ideal reduzir o mix. O objetivo agora é focar no que é essencial.

2 – Analise seus canais de distribuição

Quais são e como estão funcionando os seus canais de entrega? Tenha em mente o modelo de vida do seu cliente e de que forma seu produto pode chegar até ele. Não se limite ao que já conhece ou ao que é mais fácil. Crie novas formas de entrega. É o momento de pensar no atendimento remoto: aplicativos são a grande aposta. Se for necessário, faça parcerias de distribuição com empresas que são complementares ao seu negócio. Crie sinergia, pacotes de entrega em conjunto. Compartilhe! Essa ação reduz custo e potencializa os resultados.

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3 – Canais de vendas

Uso a tecnologia a seu favor e faça um mapeamento de como colocar seu produto na frente do cliente. Pesquise e entenda quais canais seu cliente usa para comprar como o e-commerce. Nesse momento o mercado mundial já sentiu um aumento de mais de 40% no volume de vendas via e-commerce. Mesmo que seja para um produto. Se informe, pesquise por tutoriais na internet. Se ainda não tem, aproveite para repensar.

Abuse do WhatsApp e Telegram. Crie listas de transmissão.

Por e-mail: Crie uma estratégia, seja ela por dia, semana, mês, mas estratégia precisa ser única. Faça um cronograma. Ações aleatórias não funcionam.

Repense o formato de venda por telefone. Não tenha vergonha de ligar para o cliente e pergunte: “Como gostaria que eu te abordasse daqui pra frente?” As pessoas ainda estão se adaptando a esse novo formato. Tenha humildade. Repense.

4 – Formas de comunicação

Reflita sobre como a comunicação do seu produto chega ao seu cliente.

Saiba quais são seus públicos e faça uma seleção por perfis. Aproveite a comunicação por telefone, se antecipe ao que o cliente pode precisar.

Lembre -se que a conversa precisa ser estruturada: abordagem – oferta – fechamento. Criar novos mailings. Busque indicação de novos clientes com os que já tem. Valorize o network. As pessoas se motivam a comprar por motivos diferentes, mesmo que o resultado final do produto seja o mesmo.

Insira o digital na sua empresa: use WhatsApp, redes sociais. Seja um prestador de serviço. Ensine ao usar seu produto/serviço. Ninguém conhece seu produto melhor que você! O digital é sua grande vitrine.

5 – Novos serviços e canais relacionamentos

Estabeleça relacionamentos positivos, construtivos. Elabore ferramentas de fidelização. Mostre ao cliente que o quer perto, junto. Desenhe modelos para descobrir que pode oferecer serviços extras que surpreendam o cliente.

Ofereça ajuda. Busque associações. Pense em como pode ajudar hoje na vida das pessoas. Faça a diferença.

6 – Novos comportamentos Mude!

O jeito de trabalhar, de gerenciar seus negócios e sua equipe.

Os novos modelos vão se recriar. Acredite! O mundo é feito de pessoas. Seja um exemplo de mudança. Não desista!

Sobre Priscilah Placa: Com MBA em Gestão Empresarial pela UNICAMP, Priscilah é sócia proprietária da consultoria People and Sales que tem como foco a educação corporativa e há mais de 12 anos traz inovações importantes para o mercado. Plaça é uma das pioneiras no trabalho e educação imersiva no Brasil, entre outras tecnologias, que auxiliam as empresas na transformação para o digital. A atuação da sua empresa concentra-se em grandes clientes como Cosan, Samsung, Shell, Pernod Ricard, Nivea, M Dias Branco, Faber Castell, Engie, Grupo JBS, Grupo BRF, Vigor, Itambé, Coca-Cola, Bob’s, Volkswagen, entre outras, mas, o ‘Venda de Valor’ é um movimento que leva todo esse conteúdo de forma massiva, sendo pago ou gratuito, para a grande parte da população de vendedores e empreendedores que querem vender mais.

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