Aprenda a economizar e poupe dinheiro

Na atual crise, será que é possível ? Para muita gente, isso é impossível.

Mas, vamos ajudar você a descobrir esse caminho, e mostrar que quando queremos podemos guardar dinheiro. Na matéria a seguir, vamos te dar algumas dicas.

, não é só para rico. As pessoas em geral acham que por não ter muito dinheiro, não podem ter um pé de meia.

Mas isso é possível, mesmo ganhando pouco, você vai conseguir ter uma poupança.

As vezes, no começo a economia pode ser difícil para muita gente compreender, mas convivendo com ela, logo aprendemos a usar o nosso dinheiro com sabedoria.

Isso chama-se educação financeira, onde você encontra uma forma de gerenciar seu dinheiro com inteligência.

Sabendo lidar com seus gastos, é um caminho mais curto para alcançar seus ideais.

Primeiro será necessário você começar a entender o seu orçamento. Ou seja, aprender a . Por isso, é bom começar a fazer uma experiência de 30 dias.

Quanto você pode poupar?

Olhe um pouquinho para alguns meses atrás e pense. Você vem fechando o mês no vermelho? Para guardar dinheiro, será necessário fazer uma anotação de tudo que você gasta, mas tem que ser tudo mesmo. Faça uma planilha por 30 dias.

Você vai nomear cada despesa e cada valor. O que vai te fazer ter uma disciplina, e te mostrar onde o seu dinheiro está tendo um bom uso ou jogando ele fora.

É bom colocar na sua planilha os gasto que são necessários como: aluguel, academia, plano de saúde (também coloque suas dívidas e quanto tempo falta para poder quitar).

Gastos desnecessários

Sabe aqueles gastos que não são necessários e a gente não sabe evitar, porque gastamos nosso dinheiro só com bobagens.

Na rua costumamos comer uma sobremesa depois do almoço, comprar água para beber, ir para um barzinho sem programar.

É nesse momento que a conta bancária começa a ficar no vermelho. Ai, vem sempre aquele pensamento, “nossa pra aonde foi o meu dinheiro?” Neste caso, o melhor a fazer é anotar quais são os seus gastos importantes, o uso do cartão de débito (onde a pessoa mais se descontrola) e perde a noção de quanto gastou.

Depois de 30 dias, pegue sua planilha, olhe como você usou o seu dinheiro e veja quais gastos pode cortar ou evitar a partir de agora.

Outro passo será renegociar suas dívidas e os valores das contas fixas

Os seus devedores querem receber o que você deve a eles. Então, o melhor é conversar e negociar as taxas de forma que você possa quitar as dívidas que estão anotadas na sua planilha.

Talvez, terá que solicitar um empréstimo pessoal para poder pagar as dívidas se as taxas forem menores.

Logo depois, analise as contas físicas que podem ser renegociadas. Ou seja, as contas de telefone, assinatura de tv a cabo e etc.

Procure o gerente da sua conta bancária e negocie um desconto em taxas da sua conta, pode parecer difícil, mas não é impossível.

O bom seria que apenas 40% do seu salário fosse para pagar suas contas e fixas. E os outros 60% devem transitar durante os meses entre compras, lazer, gastos emergenciais e economia. Do mesmo modo aprender a guardar um dinheiro e aos poucos ir aumentando essa quantia que estará poupando.

Exemplo:

Você poderá pegar 40% do seu salário para pagar contas fixas, 30% de gastos variados e 30% para guardar.

Compras à vista

Uma boa opção é diminuir os gastos do cartão de crédito. Que tal começar a fazer compras pagando à vista. E evitando cair na cilada do cartão de crédito, ele não é uma renda mensal, é só uma forma de você se endividar mais.

Quando você compra à vista pode ter a chance de realizar bons descontos

Não ser impulsivo

Pare de comprar de forma impulsiva, sem planejar nada, comprando tudo que vê pela frente e as vezes gastando o dinheiro com coisas que nem vai precisar.

Quando você aprender a equilibrar seu orçamento, pensando sempre com calma se realmente precisa fazer aquela compra. Enfim, vai aprender a não ter gastos supérfluos.

No começo vai ser difícil, mas, depois que aprender a economizar, vai ver como é bom ter uma vida financeira saudável.

Por Jornal Contábil, Um dos maiores portais de notícias do Brasil! O nosso compromisso é com nosso leitor, trazendo noticias relevantes e que façam a diferença na vida dos nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *