Como criar um hábito saudável na quarentena?

Durante a recomendação de quarentena dada pela Organização Mundial de (OMS) e por muitos governos nacionais do mundo, um grande número de pessoas viu sua rotina afetada ao ter que ficar dentro de casa. Não obstante, ainda é possível focar e construir um hábito saudável mesmo durante a quarentena.

A COVID-19 chegou ao mundo e alterou o cotidiano de todos nós. Esse acontecimento abrupto afetou psicologicamente e fisicamente a vida humana. Apesar disso, a tarefa é não se deixar vencer e usar o momento como uma oportunidade para descobrir o melhor de si e tentar superar os efeitos negativos do confinamento.

Aproveitar o ambiente de casa pode ser uma grande oportunidade. O primeiro passo é começar a perceber o lar como um espaço útil, seguro e tranquilo. Desse modo, é possível mudar o conceito de estar preso que a quarentena traz consigo.

O primeiro hábito saudável da quarentena deve ser esse, tranquilizar a mente. A partir daí, as atividades úteis e produtivas começarão a surgir.

O que é um hábito saudável?

Um hábito saudável depende apenas de nós mesmos, e consiste em uma prática que favorece a em diversos âmbitos, que vão desde o social até o psicológico. A Organização Mundial de Saúde – OMS – trata a questão como um tema de vida saudável e .

Por isso, não é só o exercício físico que é considerado um hábito saudável. Existem muitas outras práticas que também cumprem ditas características e podem ser colocadas em prática durante o período de quarentena.

Como criar um hábito saudável na quarentena?

Começar a se exercitar pode ser simples, basta praticar um dia e pronto. O problema é que um hábito saudável vai muito além de só começar. Sua complexidade reside na constância, e é aí que a maravilhosa ideia de ter uma vida mais saudável vai por água abaixo.

Garota fazendo prancha em casa

Apesar de muitas pessoas céticas verem o uso da mente como uma falácia dos livros de autoajuda, o controle dos pensamento é o ponto de partida para mudar os hábitos e o estilo de vida.

Para isso, é recomendável perceber a casa como um espaço para colocar em prática todo tipo de atividade que favorece a saúde. O exercício será uma dessas atividades.

Exercícios em casa como um hábito saudável na quarentena

Tornar o exercício físico um hábito saudável não é uma tarefa fácil. Começar pode até ser fácil, mas tornar o exercício constante se destaca como o obstáculo principal.

Se só de pensar na dor muscular ou no que você não estará fazendo enquanto estiver se exercitando você perde a motivação, coloque na balança os prós e os contras que uma boa rotina de atividades físicas feita em casa traz consigo.

Benefícios de fazer exercícios físicos para a saúde

Realizar ao menos 30 minutos de por dia – como recomenda a OMS –  é um hábito saudável para o organismo. Isso pode trazer os seguintes benefícios para o corpo:

  • Melhora a condição física.
  • Fortalece a mente.
  • Contribui para o bem-estar do sistema cardiorrespiratório.
  • Aumenta a velocidade da digestão.
  • Diminui dores musculares e articulares.
  • Oxigena diferentes órgãos, incluindo o cérebro.

Recomendações para criar um hábito saudável

Criar um hábito saudável baseado na prática de exercícios físicos é um processo individual. Nesse sentido, levar os benefícios já mencionados em consideração contribui amplamente para tomar a decisão acertada. Somados a eles, alguns conselhos podem ser ótimos para conseguir ser constante com a prática. São os seguintes:

Levante-se cedo

Estar dentro de casa todo dia pode ser uma boa oportunidade para começar uma rotina que você sempre quis mas não conseguia antes da pandemia dar as caras porque tinha compromissos demais.

Agora, é mais fácil dormir cedo e levantar-se cedo. Além disso, acordar cedo evita pensamentos negativos e a preguiça, influenciando o corpo fisicamente e psicologicamente.

Levantar cedo

Programe-se

Ainda que pareça ilógico, o organismo pode funcionar como um relógio. Isso é chamado de relógio biológico, e é a capacidade que os seres vivos possuem para se orientar no tempo e no espaço.

Com base no anteriormente mencionado, é possível programar o corpo de modo a ter uma hora para fazer exercício físico ou praticar algum outro hábito saudável.

Evite esforços exagerados

A ânsia por ter resultados pode chegar a ser contraproducente. Isso porque as dores e lesões musculares podem surgir, e com elas chegará a frustração. A ideia é adotar um hábito saudável e começar pouco a pouco. O organismo não está acostumado e, por isso, deve passar por um processo de adaptação.

Não se entregue ao desânimo do confinamento!

A recomendação de quarentena não precisa ser uma desculpa para evitar construir um hábito saudável, ou para abandonar os hábitos que já tínhamos. Reconhecer todos os benefícios que a atividade traz consigo pode ser um motivo a mais e o pequeno empurrão necessário para começar. Anime-se!

Fonte: SouFitness

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