Confira dicas de como retirar por completo a cola residual de objetos

Com certeza você já se teve que desperdiçar um pouco de tempo em retirar cola, ou o que sobrou dela, em ambientes como paredes, frascos de vidro e outros objetos.

Mas há algumas alternativas e estratégias mais simples para fazer essa tarefa sem gastar muito tempo ou paciência.

Confira as dicas que Renato Ticoulat, presidente da com Zelo, rede especializada em residências e endereços comerciais, separou.

Cola da parede ou outras superfícies com sujeira

É comum que um pouco de sujeira se junte ao resíduo de em paredes ou móveis.

Para eliminar os resquícios, pegue pedaços de fita crepe e encoste nas superfícies, pois a própria cola da fita ajudará a retirar as pequenas sujeiras.

Cola de adesivo nas embalagens

Reutilizar frascos é uma forma de diminuir o lixo que produzimos, além de economizar dinheiro.

Mas, antes de limpar a embalagem, é importante também retirar os rótulos, que costumam ser colados a ele.

Para facilitar o processo, passe vinagre, de preferência de vinho branco, em toda a área do adesivo e espere alguns minutos. Depois, esfregue-o com uma bucha de cozinha, enxágue bem e espere secar.

Colas mais resistentes

Já os adesivos de embalagem de garrafas de vidro, por exemplo, podem não sair com o truque do vinagre.

Isso porque, geralmente, o tipo de cola usada é o chamado apolar, que tem uma fixação mais forte e requer outra técnica, também bastante simples: esfregar óleo de cozinha nas superfícies.

Caso sejam mais robustas, é possível utilizar a bucha de cozinha, mas se for um pouco mais delicada, o mais indicado é apostar em um pedaço de papel-toalha. 

Uso de produtos específicos

Caso as dicas acima não funcionem, é possível apelar para produtos removedores, que são feitos especificamente para esse fim.

Eles podem ser encontrados em mercados ou lojas de materiais de construção. Mas é importante, antes do uso, verificar se o material do objeto pode receber o produto.

Escolha certa

Outra dica é utilizar fitas próprias para fixação de quadros ou outros objetos decorativos, pois elas não costumam deixar marcas ou resquícios indesejados de cola nas paredes e objetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *