Confira dicas para depois do Natal e Ano Novo

O final de ano é marcado pelas ceias de e Ano Novo, e consequentemente pelos exageros. E claro que, toda essa comilança fora da rotina, traz consequencias para o organismo e por isso nos sentimos pesados.

Enfiou o pé na jaca? Não desanime e siga as dicas dos especialistas para desentoxicar o organismo e voltar ao ritmo normal com saúde.

– Beba bastante água e faça uma alimentação balanceada

“Beber pelo menos 2 litros de água por dia é essencial para auxiliar na desintoxicação pós-festas. Também é importante evitar bebidas alcóolicas, refrigerantes, alimentos processados e frituras, ou seja, escolha opções naturais como frutas, verduras e legumes”, explicou Tayná Fernandes, nutricionista da Clínica NN Estética.

– Os chás são grandes aliados

“Existem chás que ajudam a combater o inchaço abdominal, como os chás diurético. Dentre eles temos o chá verde, hibisco, capim-limão, erva-doce e maça com canela que são os mais conhecidos.

O aconselhável é preparar uma jarra de um litro, deixar na geladeira e ir bebendo ao longo do dia”, detalhou especialista em chás da Naturelle, Michelle Rocha.

– Faça exercícios físicos

Como estamos em tempo de pandemia, não frequentar a academia não pode ser uma desculpa para parar de se exercitar, principalmente depois de ter “enfiado o pé na jaca” durante as comilanças.

Segundo o Personal Thiago Oliveira, estudos comprovam que os exercícios são essenciais no processo de emagrecimento, mesmo os mais simples como uma caminhada.

E mesmo até quem não tinha esse hábito, o importante é começar a se mexer. “A atividade física regular, de 15 a 60 minutos por dia, melhora sua qualidade de vida e acelera o metabolismo, ou seja, é fundamental para o processo de desentoxicação do organismo.

Aposte nos exercícios aeróbicos, troque o elevador pelas escadas, caminhe próximo a rua casa ou quem puder, frequente a academia.”

– Os suplementos tem poder desintoxicante

Tamara Borges, Health Coach da Pulse Nutrition, explica que existem suplementos naturais que são desintoxicantes e trazem diversos benefícios para o organismo como a cúrcuma e o phos em cápsulas.

“Eles possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, que melhora a pele, o funcionamento do fígado, fortalece o sistema imune e previne doenças articulares e com isso tem um efeito na redução de peso.

Eles são excelentes para quem quer recuperar voltar para rotina depois de enfiar o pé na jaca.”

– É importante manter a imunidade alta

“Para isso é necessário incluir todos os nutrientes necessários para o organismo na alimentação, mas sabemos o quanto isso é difícil na prática do dia a dia. Apostar nos shots matinais em jejum é uma opção bem prática e rápida.

Eles são pequenas doses dos famosos sucos verdes, super concentrados, que preparam o seu organismo para receber aquele café da manhã bem nutrido, causando uma desinflamação rápida, e assim fazendo com que seu corpo absorva melhor os nutrientes”, contou a biomédica estética Adriana Lima.

– Drenagem linfática ajuda a

De acordo com Diana Ítala, biomédica estética, a drenagem linfática é um dos métodos mais procurados para eliminar toxinas e diminuir a retenção de líquidos.

“Os benefícios desse procedimento vai além da estética, os movimentos da massagem ajudam a relaxar, diminui a tensão corporal, previne doenças, além de ser ideal para desintoxicar o organismo e aliviar o inchaço.”

Colocando em prática

De nada adianta as dicas dos especialistas se você não colocá-las em prática, não é mesmo!?

E para isso, separamos três receitas para incentivar você a aderir uma alimentação saudável e começar o ano desintoxicando o organismo.

SOPA DETOX TERMOGÊNICA (Receita da chef Fabiana Chagas da Master Fit)

Ingredientes:

2 litro de água filtrada

1 kg inhame descascado

1 pedaço de gengibre

1/2 unidade de alho poró picado

Um maço de Agrião

Um maço de espinafre

Talos de aipo

Cebola roxa

2 colheres de Açafrão da terra

Sal a gosto

Modo de Preparo:

– Cozinhe o inhame e junto, ja adicione o gengibre no cozimento;

– Bata com um mixer ou no liquidificador;

– Reserve;

– Refogue a cebola roxa, o alho e o açafrão e o sal;

– Quando começar a agarrar no fundo da panela, abaixe o fogo e adicione as hortaliças e deixe que elas soltem água e abafe;

– Adicione o inhame batido ao refogado deixe incorporar esse maravilhoso creme e sirva.

SHOT DETOX MATINAL (Receita da biomédica Adriana Lima)

Ingredientes:

40ml de água

1 limão espremido

1 colher (chá) de hortelã

½ colher (café) de gengibre em pó

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba logo em seguida, sem a necessidade de coar o suco.

OVUS TAHINE (Receita da Health Coach Tamara Borges da Pulse Nutriton)

Ingredientes:

2 ovos

1 col chá de manteiga

2 col sopa batata baroa (50g)

1 col chá de Tahine

Temperos a gosto. Sugestão: cúrcuma, pimenta do reino, e pimenta cayena. Gergelim negro (opcional)

Modo de preparo:

– Pré preparo: misture os ovos a batata baroa já cozida e adicione os temperos;

– Aqueça a frigideira em fogo baixo, derreta a manteiga, despeje a mistura dos ovos com batata e mexa até a consistência desejada;

– Retire do fogo e adicione o tahine, misturando mais uma vez. Salpique o gergelim e sirva em seguida com pão, torradas ou biscoitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *