É possível sair do desemprego na quarentena?

É hora de se qualificar e atualizar o , mas também de garimpar algumas oportunidades de trabalho em áreas que estão contratando

Perdeu o emprego ou já estava buscando um antes do coronavírus? É hora de se qualificar, atualizar o currículo e garimpar algumas oportunidades na internet. É o que sugere Adriana Gomes, líder do Programa de Integração Nacional de Carreiras da ESPM e diretora do site Vida&Carreira. “Essa crise vai acabar e obviamente o mercado vai voltar a contratar, talvez não na velocidade que a gente gostaria, mas bons profissionais não vão ficar desempregados”.

A especialista lembra que muitas instituições estão oferecendo cursos gratuitos na internet (confira alguns clicando aqui). “É legal aproveitar esse momento para se qualificar”, sugere Adriana. “Invista também nos contatos por meio das redes sociais, reveja o seu currículo para que ele seja mais competitivo diante do objetivo que se deseja atingir e busque oportunidades. Apesar dessa crise, existem vagas abertas”.

O site Glassdoor publicou uma lista com 20 cargos com alta demanda durante a pandemia de Covid-19. São vagas nas áreas da saúde, logística, comércio, atendimento ao cliente e entregas.

Dicas para buscar empregos na internet

Não basta ter um currículo no Word ou PDF. Se você quer achar vagas ou ser encontrado por recrutadores é bom ter um perfil no LinkedIn. “Hoje considero o LinkedIn o site de maior visibilidade no Brasil”, comenta a orientadora de carreira. Para se destacar na plataforma, utilize palavras-chave (tem um campo específico para isso) que são demandas para a área ou função que você procura. “Isso é fundamental porque muitos currículos são selecionados por robôs e isso ajuda a encontrar o profissional”, comenta Adriana. Na dúvida de quais palavras usar? Pesquise vagas de seu interesse e veja o que o mercado está buscando.

Também é importante ter uma boa rede de contatos. Por isso, adicione amigos, ex-colegas de trabalho, pessoas que estudaram com você na escola, cursos ou faculdade. Além disso, adicione ou siga profissionais de destaque em sua área de atuação e participe de discussões de temas sobre sua profissão.

Com informações Vida e Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *