Hábitos alimentares: Conheça algumas medidas para a reeducação alimentar

 Perder ou manter o peso pode parecer tarefa muito difícil, ainda mais quando dietas super restritivas e que exigem uma drástica mudança de hábitos são propagadas como se fossem milagrosas.

Mas a melhor maneira de manter a e o peso em dia é a , que, além de não causar tanto terror e sofrimento, evita o ganho de quilos após o regime, o que normalmente ocorre quando a dieta é muito agressiva.

Balancear a proporciona mais saúde e ajuda a prevenir sobrepeso, diabetes, hipertensão e o alto índice de colesterol ruim no sangue.

Pensando nisso, a equipe de Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil preparou uma \conceito Alimentação para Vencer – Kachimeshi®, programa de educação nutricional da Ajinomoto, que está alinhado aos direcionamentos da Política de Nutrição da Ajinomoto do Brasil e visa contribuir com a saúde e a nutrição da população:

• Consuma um café da manhã balanceado

Evite pular essa refeição. O café da manhã fornece energia para o nosso corpo começar a funcionar após o descanso noturno.

Para compor o desjejum, escolha um alimento do grupo de cereais e tubérculos, como pão ou torrada, acompanhado de alguma fonte de proteína, como leites e derivados ou ovos. Como complemento, adicione uma porção de fruta.

• Almoço e jantar devem ser completos

Almoço e jantar devem ser refeições que abasteçam nosso corpo com nutrientes essenciais. Por isso, é importante preencher metade do prato com verduras e legumes variados, que fornecem fibras, vitaminas e minerais fundamentais para a saúde.

A outra metade deve ser dividida entre cereais e tubérculos, que são fontes de energia, além de uma opção do grupo de carnes e ovos, que são fonte de proteína, e um alimento do grupo de leguminosas.

Sanduíches e sopas também podem ser opções para essas refeições, desde que sejam preparados de forma balanceada, com componentes dos grupos alimentares mencionados.

• Sobremesa não precisa sair do cardápio

As frutas são as opções mais indicadas para sobremesa, pois fornecem fibras, vitaminas e minerais.

Mas doces não são proibidos. Desde que sejam consumidos de forma moderada, podem ser incluídos em uma alimentação equilibrada.

• Não se esqueça dos lanches intermediários

A hora do lanche não deve ficar de fora do cardápio, pois garante a saciedade até o momento da refeição seguinte.

Opte por alimentos nutritivos, como oleaginosas, frutas, leites e derivados e cereais.

Para saber mais sobre o programa de educação nutricional Alimentação para Vencer – Kachimeshi® e ter acesso a mais dicas e receitas nutritivas e equilibradas, basta acessar o site www.saboresajinomoto.com.br/alimente-se-bem/kachimeshi.

Para uma avaliação nutricional completa e recomendações individuais, consulte um nutricionista.

Por Ajinomoto do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *