Passo a passo para fazer a consulta do seu score de crédito

dinheiro

score de crédito é um dos indicadores mais importantes para quem utiliza produtos financeiros, como empréstimos, financiamentos e compras parceladas.

A pontuação indica seu perfil como consumidor: um número alto demonstra que é um bom pagador, enquanto um baixo pode indicar que já teve algumas dívidas ou não tem um histórico de relacionamento com o setor de .

Considerando que várias empresas analisam essas informações para fornecer serviços financeiros, é importante checar o score de crédito para saber como anda sua reputação junto às instituições financeiras.

Neste material, vamos te mostrar o passo a passo para consultar score de crédito e dar dicas para aumentar sua pontuação!

Como consultar score de crédito

Atualmente, as duas principais instituições do mercado de crédito são o e o SPC. E ambas possuem ferramentas nas quais é possível checar seu score de crédito pela internet.

Basicamente, basta fazer um cadastro rápido para ter acesso à sua pontuação. Veja o passo a passo a seguir.

Serasa Score

1º passo: visite o site do Serasa Score e preencha seu CPF no campo indicado.

2º passo: se esse for seu primeiro acesso, clique em “Cadastrar”.

3º passo: na próxima página, preencha seu nome completo, data de nascimento, e-mail e defina uma senha.

4º passo: leia os termos de uso. Se estiver de acordo, declare que leu o material e clique em “Criar conta grátis”.

5º passo: escolha se deseja fazer a confirmação por e-mail ou por SMS. Você vai receber um acesso em um desses canais para confirmar seu cadastro.6º passo: recebida a mensagem de validação, você já poderá consultar o score de crédito usando o e-mail e senha cadastrados. 

dinheiro

Score Boa Vista

1º passo: acesse o site do Consumidor Positivo e clique na botão “Cadastre-se” no lado direito.

2º passo: preencha seu CPF e clique em “Continuar”.

3º passo: forneça os outros dados solicitados pela plataforma.

4º passo: leia os termos de uso e políticas de privacidade. Selecione a opção confirmando que leu e concorda com os termos. Por fim, clique no botão “Cadastrar”.

5º passo: na próxima tela, defina se deseja fazer sua ativação por e-mail ou por SMS.

No primeiro acesso no Score Boa Vista, você terá que responder algumas perguntas para confirmar se é você mesmo. São questões simples, de cunho pessoal, como sua idade e nome da mãe.

Você receberá uma senha para acessar o portal e consultar, entre outras informações, seu score de crédito. Essa senha pode ser alterada posteriormente nas configurações.

Minha pontuação no SPC e no Serasa estão diferentes, e agora?

Isso pode acontecer e não tem problema nenhum. Nesses casos, a forma de atribuir os pontos pode ser diferente ou uma instituição está mais atualizada sobre seus novos hábitos do que a outra.

O que a pontuação do score de crédito significa?

Conseguiu consultar o score de crédito, mas ainda não sabe bem o que ele significa?

Tanto no Serasa Score quanto no Score Boa Vista, as pontuações do score de crédito variam de 0 a 1000, e atendem a seguinte lógica:

  • De 0 a 300: alto risco de inadimplência nos próximos meses, ou seja, chances menores de conseguir o crédito. E, se conseguir, o consumidor pode pagar mais caro por ele.
  • De 301 a 700: risco médio de inadimplência, a empresa deve usar outros fatores para aprovar ou reprovar a liberação.

De 701 a 1000: baixo risco de inadimplência nos próximos meses, portanto mais facilidade na obtenção de crédito.

Como o score de crédito é calculado?

A forma como as instituições de crédito calculam o risco de crédito para gerar uma pontuação não está disponível para o público. Mas sabemos que elas utilizam alguns fatores para compor essa nota, como:

  • Histórico de pagamentos;
  • Ocorrência de dívidas;
  • Negativações;
  • Procura por serviços de crédito (financiamentos, cartões e empréstimos, por exemplo);
  • Dados cadastrais atualizados.

Como posso melhorar meu score de crédito

Você fez a consulta do score de crédito e o resultado não agradou? Existem algumas formas de mudar essa situação.

Negocie dívidas em atraso

Quanto mais tempo você atrasa as contas, maiores as chances do seu score diminuir. Para que isso não aconteça, negocie suas dívidas com os credores e regularize a situação assim que possível.

Limpe seu nome

Estar com o “nome sujo na praça” prejudica muito sua credibilidade no mercado de crédito.Para se livrar de vez desse problema, o melhor caminho é se organizar para limpar seu nome o quanto antes.

Pague as contas em dia

Se atrasar os pagamentos pode prejudicar seu score de crédito, pagar tudo sempre em dia vai ajudar a melhorar sua pontuação!

Além de respeitar os prazos, também é importante pagar o valor total das parcelas ou faturas se você quer uma nota alta.

Atualize seus dados

Manter seus dados atualizados junto aos órgãos de proteção ao crédito também é importante para facilitar a consulta de crédito e, consequentemente, atualizar sua pontuação corretamente.

Ativar o seu Cadastro Positivo – gerenciado pelas maiores instituições de crédito do país e regulado pelo Banco Central – também pode ajudar, uma vez que ele reúne um histórico mais completo do seu comportamento como consumidor.

Quem consulta o score de crédito?

Empresas que oferecem serviços de crédito, como empréstimos, financiamentos, compras parceladas e com fidelidade, podem consultar o score de crédito de seus clientes.

Assim, financeiras, bancos, seguradoras, grandes varejistas, construtoras, empresas de telefonia e companhias de TV a cabo são alguns dos estabelecimentos autorizados a verificar a sua pontuação.

É importante dizer que apenas as empresas podem verificar o score de crédito de um consumidor. Nenhuma pessoa física pode consultar o score de crédito da outra.

Score de crédito: checando para pedir um empréstimo? Veja essas dicas!

Talvez você esteja procurando formas de consultar seu score de crédito porque está pensando em fazer um empréstimo e sabe que esse indicador pode facilitar a liberação.

Nesse caso, gostaríamos de te dar mais algumas dicas para que você tenha sucesso com o seu empréstimo:

Conheça os tipos de empréstimo: existem muitas modalidades de crédito, como o consignado, pessoal e empréstimo para empregados domésticos. Vale conhecer um pouco sobre cada um para entender qual é o ideal para você.

Analise todos os custos: antes de assinar o contrato, estude o Custo Efetivo Total do empréstimo, que detalha todos os valores cobrados.   

Faça um planejamento financeiro: garanta que o valor das parcelas do empréstimo não vai pesar no seu orçamento. Afinal, empréstimo é para ajudar e não prejudicar as finanças.

Com informações SimplyPag

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *