Por que é importante ter planejamento para entrar no mercado ou mudar de carreira

A cada ano que passa as escolhas profissionais ficam mais difíceis. Com o aprimoramento tecnológico e constantes inovações, antigas profissões dão lugar a novos negócios e atividades.

No entanto, independente da área escolhida, é fundamental ter um bom planejamento para começar a carreira com as ideias organizadas e uma boa posição no de trabalho.

O especialista em marketing e fundador da SIS Consultoria, Éber Feltrim, relata a importância de escolher um trabalho pensando também nas oportunidades que ele oferece.

“Embora a tenha causado diversos problemas e infortúnios, também nos ensinou que é importante pensar no futuro e observar as circunstâncias com maior cuidado, isto é, as oportunidades que o momento traz.

Nos últimos meses, por exemplo, pudemos ver como empresários passaram a adotar os meios digitais, que fazem a diferença para os consumidores”, ele comenta.

Para os jovens que estão começando a carreira, o especialista recomenda traçar uma estratégia eficiente dentro da profissão escolhida.

Segundo Éber, atualmente as empresas buscam por colaboradores que possuem diferentes aptidões, como emocional e boas relações interpessoais, qualidades apreciadas tanto pelos gestores de um negócio como também pelos clientes.

“A competência para executar o trabalho é essencial, mas muitos recrutadores entendem que o comportamento do funcionário no ambiente de trabalho e a forma como ele se relaciona também impactam nos negócios”, conta.

Hoje em dia muitas pessoas também optam pela de carreira, processo que também pode ser facilitado com uma boa estratégia.

O especialista, que também passou pela transição, ressalta que para entrar em um novo setor é ideal conhecer as vantagens e desvantagens da nova profissão, alinhando os profissionais com os objetivos pessoais.

Ainda assim, se preparar faz parte do processo. Éber explica que, uma vez que a decisão de mudar de carreira aconteça, é preciso se adaptar às exigências do setor e do de trabalho, seja ao falar um novo idioma, se aprofundar em temas como tecnologia ou a realização de novos cursos.

Com a internet, a atualização de atividades e novas capacitações são acessíveis e podem ser encontradas de forma gratuita.

No momento há alguns segmentos que estão em alta como o da tecnologia, marketing e consultoria, e muitas pessoas buscam migrar para esses mercados.

Mas segundo o especialista, é importante se atentar para os gostos e desejos pessoais.  “Apenas gostar de uma área não torna o indivíduo apto para o trabalho, é necessário conhecer a fundo a atividade que deseja seguir, pois nenhuma é feita apenas de coisas positivas.

Conversar com pessoas que já atuam no setor faz toda a diferença, além do apoio de pessoas próximas e disposição para estudar a nova profissão”, finaliza.

Por Dr. Éber Feltrim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *