Saúde Mental e sua importância as empresas

Dentro ou fora de qualquer empresa, falar sobre saúde mental está se tornando cada vez mais importante.

Para você ter uma ideia, A Organização Mundial da Saúde (OMS), em um dos seus relatórios, concluiu que uma em quatro pessoas sofrem de doenças neuropsicológicas em algum momento da sua vida.

Além disso, a depressão ou distúrbios relacionados ao caso ocupam o quarto lugar no ranking dos problemas de saúde globais. E para o ano de 2020, a previsão que essas doenças alcancem a segunda posição.

E para os RHs e departamentos de gestão de pessoas, seja de um restaurante, escritório de advocacia, indústria de caldeiraria industrial, dentre outros, é essencial levar em consideração a saúde mental e o bem-estar dos funcionários.

Não só essencial, como também uma prioridade para as que querem alcançar novos patamares no mercado e se diferenciar.

Pensando nisso, abaixo, você verá os maiores motivos que contribuem com a importância de falar sobre a saúde mental com os colaboradores da sua organização. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue nos acompanhando! Vamos lá?

Diminua a incidência de doenças na equipe

Falar sobre saúde mental não apenas é importante para os colaboradores, como também para a empresa!

Afinal, uma organização é constituída por pessoas, e por isso, quando os funcionários estão bem, a empresa é mais produtiva e eficiente.

Por isso, com a implementação de um programa de cuidados com a saúde mental, a empresa consegue diminuir a incidência de doenças e, consequentemente, melhora o relacionamento, faz com que a equipe trabalhe de forma mais integrada e engaja os profissionais.

Reduz os custos de rotatividade

Funcionários que recebem o auxílio necessário por parte da empresa em relação a saúde mental também não abandonam a empresa e se tornam clientes internos fidelizados.

Por isso, se sua empresa atua no setor de fios e cabos elétricos, por exemplo, priorizar a saúde mental com os seus colaboradores também é uma forma de reduzir os custos e ter profissionais mais felizes e satisfeitos.

Falar sobre saúde mental pode mudar os processos da empresa

Existem diversos fatores que podem impactar negativamente na saúde mental dos funcionários.

De acordo com a Ocupacional Safety and Health Association Europeia (OSHA), 4 em cada 10 funcionários acreditam que o estresse não é um assunto que é devidamente discutido em seus trabalhos.

Por isso, falar sobre saúde mental é mais que fundamental. A partir desta discussão, é possível encontrar as principais causas e deficiências nos processos de uma empresa, como:

  • Cobrança intensa por metas inatingíveis;
  • Jornadas de trabalho exaustivas;;
  • Grande volume de trabalho;
  • Falta de flexibilidade;
  • Falta de comunicação e má gestão; dentre outros.

Tenha uma marca fortalecida

Por fim, com campanhas de cuidados com a saúde mental, sua empresa terá uma imagem mais valorizada e consolidada no mercado!

Como gestor, é importante não apenas ter o cuidado necessário com a saúde mental, mas implementar campanhas motivacionais e estratégias que mantenham o funcionário sempre motivado e engajado.

Promova eventos, ações, brindes como cesta de natal, dentre outros meios de fazer a sua equipe mais satisfeita!

Agora que você já sabe da importância a importância de falar sobre saúde mental com os colaboradores, o que acha de começar agora mesmo a implementar campanhas para seu time? Gostou do post? Conta pra gente!

Por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *